Dicas e técnicas para se utilizar fontes em websites
Essa é uma questão que certamente passa pela cabeça de todo designer. Qual fonte utilizar? Por isso vamos discutir rapidamente alguns conceitos e conhecer algumas dicas para efetuar a melhor escolha na hora de representar os textos em seu website.
Família de fontes
Quando você especificar uma fonte para a sua página web, é importante que você não especifique apenas uma única fonte, mesmo que seja uma fonte que você acha que a maioria das pessoas têm, como a onipresente fonte “Arial”.
Se você escolhe apenas uma fonte, corre o risco de em um outro sistema operacional, o usuário não conseguir interpretar corretamente seu texto, ou ainda causar danos no layout.
Por exemplo, você pode definir uma família de fontes no código CSS da seguinte maneira:
Algumas regras
- Não utilize mais de 3-4 fontes em uma só página.
- Não alterar a fonte no meio da frase a menos que você tenha uma razão muito boa.
- Sans-serif para texto on-line, serif para impressão.
- Monoespaçadas para exemplos de código.
- Script e fantasia para os acentos.
Fontes Sans-serif
Fontes sans-serif são aquelas fontes que não têm “serifas”: o pequeno gancho no fim das letras. As páginas web são destinadas a serem vistas por navegadores em monitores de computador. E monitores de computador não têm resolução tão tão boa como o papel. Isso significa que quando os seus leitores virem uma página cheia de serifas na tela, o texto pode parecer desfocado e começar a ficar mais difícil de ler.
Alguns exemplos de fontes sans-serif são:
- Arial
- Geneva
- Helvetica
- Lucida Sans
- Trebuchet
- Verdana
Fontes Serif
Embora as fontes com serifa sejam difíceis de ler on-line, elas são perfeitas para impressão. Se você tiver versões de impressão do seu site, este é o lugar perfeito para usar fontes com serifa. As serifas, na impressão, tornam mais fácil de ler, pois permitem que as pessoas a diferenciem as letras de forma mais clara. Devido a impressão ter uma resolução maior, elas podem ser vistas mais claramente e não aparecem desfocadas quando estão juntas.
Alguns exemplos de fontes serif são:
- Garamond
- Georgia
- New York
- Times
- Times New Roman
Fontes monoespaçadas
Embora sejam ideais para representar códigos de linguagens de programação, mesmo que seu site não seja sobre informática, você pode usar monospace para fornecer instruções e dar exemplos. Fontes monoespaçadas têm a mesma largura para cada caractere, para que eles sempre tenham a mesma quantidade de espaço na página.
Alguns exemplos de fontes monoespaçadas são:
- Courier
- Courier New
- Lucida Console
- Monaco
Fontes fantasy ou cursive
Fantasia e fontes cursivas não são tão difundidas em computadores, e em geral podem ser difíceis de ler em pedaços grandes. Enquanto você pôde gostar do efeito que uma fonte cursiva pode dar, os leitores podem ter problemas. Além disso, fontes fantasia e cursiva nem sempre incluem caracteres acentuados ou outros caracteres especiais, o que limita o seu texto para o Inglês.
Use fantasia e fontes cursivas em imagens ou cabeçalhos. Mantenha-os curtos e esteja ciente de que qualquer fonte que você escolher não estará provavelmente na maioria dos computadores dos seus leitores.
Alguns exemplos de fontes fantasia e cursivas são:
- Copperplate
- Desdemona
- Impact
- Kino